Lágrimas da Compaixão

Por Miquéias Oliveira   Postado As  13:43   Lágrimas da Compaixão; Lázaro; Jesus chorou Sem Comentários

"As Lágrimas são úteis e com elas comoverá até os diamantes" (Ovídio)
"As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite" (Salmos 42:3)

No evangelho de João cap. 11 vers. 7 Jesus arrisca-se voltar para a Judéia para despertar seu AMIGO Lázaro.
Ao chegar em Betânia ( Na Casa da Aflição ), logo na entrada da cidade Jesus é recebido por Marta que vivenciava a dor de uma perca.
Ela O questiona dizendo: "porquê o Senhor não veio antes? Se estivesse aqui meu irmão não teria morrido."(v. 21) E minha casa não estaria em luto!
A historacidade dos fatos nos falam de forma tão implícita de três lutos judáicos o Keriá, Shivá e Cadish.

Keriá

É representado pelo ato de se rasgar as vestes. Na Bíblia, há relatos diversos sobre esse comportamento. O patriarca Jó, ao saber que seus filhos haviam morrido, “... se levantou, rasgou o seu manto...” (Jó 1.20). Jacó se desesperou ao ser comunicado, por seus filhos, que um animal tinha despedaçado José. Então, diante dessa notícia, sua atitude foi imediata: “... rasgou as suas vestes...” (Gn 37.34). Da mesma maneira, depois de ser informado sobre a morte do rei Saul, “apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou...” (2Sm 1.11).

Nesse procedimento, alguns detalhes são importantes. Atualmente, para que não aconteça haver desperdício de roupas, os judeus adotaram o hábito de usar um lenço ou uma fita que substitui as vestes e mantém a simbologia da keriá sem onerar o enlutado.

A posição para que a keriá seja realizada deve ser em pé. Noivos não são obrigados a rasgar as vestes, em período nupcial, caso coincida com a morte de um parente, visto que o casamento é um ato considerado extremamente sagrado para os judeus e não deve sofrer interferência de nenhum motivo de força maior.

 

Shivá

 

Quando o sofrimento da perda era muito intenso, concedia-se, além dos sete dias, mais três semanas de recuperação do luto sofrido. Tudo isso visava liberar o enlutado para que pudesse viver suas lamentações e sofrimentos sem importunações.

Nos sete dias (shivá) ,o enlutado deve sentar no chão e evitar conversas em excesso, como fez Jó e seus amigos: “E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande” (Jó 2.13). É importante que o enlutado receba uma visita logo na primeira semana de sofrimento, para que a sua dor da perda seja atenuada. O hábito de se sentar no chão foi substituído pelo hábito de se sentar sobre uma almofada ou sobre um assento bem próximo ao solo.




Quando Jesus chegou na "Casa da Aflição", Marta e Maria já haviam rasgado o tecido (Keriá). Elas vivenciavam o momento mais delicado; a dor do SHIVÁ, mas Jesus chegou nesse Momento com palavras de Compaixão dizendo: "Eu sou a ressureição e a Vida".
Ele é o mesmo que se revelou a Moisés no deserto do Sinai - "Eu Sou o que Sou" no hebráico do antigo testamento refere-se "Eu sou o que você precisa que Eu Seja".
Jesus estava dizendo para Marta; Eu sou Vida para este Momento!
Mas Marta ainda não acreditava que Jesus poderia ressucitá-lo naquele momento, pois se prendia nas crenças e tradições, pois acreitavam que nos três primeiros dias a alma permanecia ao lado do corpo, e quando o rosto entrava em decomposição a alma afastava-se e  que também poderia estar em coma profundo. Porém Jesus chegou no quarto dia. Para Marta e Maria era o Fim, mas para Jesus o Começo!
Jesus ressucita Lázaro depois de quatro dias, Tirando-o da sepultura para o colocar à Mesa (Jo. 12:2)

Cadish

É a oração do enlutado. A pessoa enlutada, ao participar dos serviços de culto nas sinagogas, recita o cadish. Ao pronunciar essa oração, o enlutado, na verdade, manifesta sua fé em Deus em meio à adversidade e, assim, confirma que, independente da situação pela qual está passando, ainda crê em Deus. É uma atitude similar à de Jó, que disse: “Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele” (Jó 13.15).

 

 "Jesus Chorou" (v. 35) As suas lágrimas foram consequências de uma ação. Creia as lágrimas da Compaixão está sendo derramada, Jesus vai entrar em ação a teu Favor!

Pr. Miquéias Oliveira

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
CADASTRAR O SEU EMAIL

Clique no Player para Ouvir !

Tradutor

Telefones Para Contatos

© 2013 Pastor Miqueias Oliveira - Traduzido Por - Fabio Filho - Converted by Brasil
Traduzido Por - Rede Nova Esperança de Comunicação. Proudly Powered by Fabio Filho.