Fé ou Desespero?

Por Miquéias Oliveira   Postado As  05:04   Sem Comentários






No evangelho de Lucas capítulo 7 vers. 1 a bíblia nos fala de um centurião romano que liderava 100 homens. Homem piedoso. Visto com bons olhos pela comunidade judaica. Tinha edificado uma sinagoga em Cafarnaum. Era temente a Deus. O seu servo (o termo no latim para servo é dolus - escravo) está gravemente enfermo.
O centurião pede aos líderes civis de Cafarnaum para irem até Jesus e interceder pelo seu servo. Jesus expressa sua Compaixão e dirige-se para a casa do centurião. Mesmo no calor da preocupação daquele centurião ele achou-se indígno de receber Jesus em sua casa. Quando Jesus estava bem próximo de sua casa, a narrativa lucana nos afirma que amigos do centurião se aproximaram de Jesus e disseram-lhe: "Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará." (v. 6,7)
O vocábulo grego usado aqui para se referir ao Senhor é KURIOS: O único com o Poder para extinguir toda triteza e dor dos nossos corações e expulsar a morte da nossa alma.

Não foi o desespero que salvou o servo do centurião, mas uma Fé viva digna de elogios. Nós somos elogiados por Jesus quando temos fé Nele.

Jesus ensinava na praia, dois pescadores lavavam as redes a noite não tinha sido boa; a frustração era visível.
Jesus se aproxima deles e pergunta-os:"eu posso entrar no barquinho de vocês?".
A multidão era grande para aprender a lição na praia. Jesus escolhe um barco de pescadores frustrados para assentar-se. Porque um rabi sempre ensinava assentado.
Depois de ter ensinado, Jesus vira aos pescadores e diz: "voltemos ao mar". E ele foram.
Os pescadores esqueceram a noite passada. Aprenderam as lições na praia e agora iam colocar em prática.
Jesus disse-lhes: "LANÇAI AS REDES!" Pedro responde: " Mestre, sobre a tua palavra lançarei a rede."

A palavra mestre em grego transliterando: epistata - só aparece em Lucas, que significa: Aquele que tem o direito de MANDAR.
Pedro estava dizendo:" eu conheço o mar da Galiléia tão bem como as palmas das minhas mãos, mas nesta pescaria é o Senhor quem manda."

Não foi o desespero desses pescadores que lhes deram uma pesca Maravilhosa, mas sim as lições adquiridas  na praia. O que gerou Fé em seus corações para tentar de novo!

Há uma narrativa escriturística contextualizada no evangelho de João: " O desespero de um pai".
"Jesus fica dois dias em uma aldeia de samaritanos. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." (Jo. 4: 41,42)

Logo depois Jesus dirige-se a Caná da Galiléia.
O galileus receberam Jesus com alegria, motivados pelo feitos que operara em Jerusalém.
Há um paradoxo inserido nestas duas recepções:
1º Os samaritanos receberam Jesus e creram na sua Palavra, creram que Jesus é O Salvador do Mundo.
2º Os galileus receberam Jesus com alegria. Não por sua Palavra ou por ser Ele O Cristo, Salvador do Mundo. (Não adianta os nossos cultos serem alegres e recebermos Jesus com alegria, se não crermos em sua Palavra de nada tem proveito. Culto alegre não é sinônimo de Salvação, pois "a fé vem por ouvir, e ouvir a Palavra de Deus" Hb. 11).
Havia um pai que morava em Cafarnaum. Jesus está em Caná da Galiléia; a distância geográfica entre as duas
cidades são de 22km, Cafarnaum fica próximo do mar; Caná da Galiléia fica numa região mais alta. Para se chegar lá precisa-se subir a ladeira. Seu filho está em Cafarnaum o desespero entra dentro de sua casa, o menino delirava de febre o pai levanta-se desesperado, porque ouve falar que Jesus estava em Caná da Galiléia. Ele disse ao seu filho:" eu vou subir o monte da Galiléia." Ao chegar em Caná, avistou Jesus "e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis."

Há duas definições de milagre no latim
1ª miráculum (maravilha ou prodígio)
2º miráculuns (aquilo que ultrapassa o que se pode esperar)

Jesus estava dizendo ao desesperado pai: você só acredita se ver aquilo que ultrapassa suas expectativas?
Mas o pai suplica dizendo: "desça a Cafarnaum antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: teu filho vive e o homem creu na Palavra."

Não é a distância que nos separa do milagre, mas sim a intensidade dos sentimentos com que nos apresentamos diante de Jesus!
Creia desespero não salva ninguém, mas quando cremos na sua Palavra 22km não são nada. Acredite Jesus estende a mão em tua direção e uma boa notícia lhe aguarda!



Pr. Miquéias Oliveira

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Voltar ao topo ↑
CADASTRAR O SEU EMAIL

Clique no Player para Ouvir !

Tradutor

Telefones Para Contatos

© 2013 Pastor Miqueias Oliveira - Traduzido Por - Fabio Filho - Converted by Brasil
Traduzido Por - Rede Nova Esperança de Comunicação. Proudly Powered by Fabio Filho.